Hidrocefalia de pressão normal

🔸A HPN é um tipo de hidrocefalia que afeta adultos mais velhos, normalmente os que têm entre 60 e 70 anos de idade. Trata-se de uma das das causas potencialmente tratáveis de demência, representando 0,5 a 10% dos casos de demência no Brasil.

🔸Fisiopatologia:
A fisiopatologia não é totalmente conhecida. Há um distúrbio na dinâmica do líquor (LCR), com aumento da resistência do fluxo liquórico e comprometimento da capacidade de reabsorção.
O acúmulo do LCR gera expansão dos ventrículos e compressão dos tecidos cerebrais adjacentes, ocasionando os sintomas.

🔸Sinais e sintomas:
A hidrocefalia de pressão normal é caracterizada pelo aparecimento gradual de três sintomas, geralmente na seguinte ordem:

✔️Distúrbio de movimento (problemas para caminhar), como pequenos passos trocados, tendência de queda, sensação de pés pesados ou dificuldade para usar escadas
✔️Incontinência urinária (deficiência no controle da bexiga), como uma necessidade urgente ou frequente de urinar ou a perda do controle para segurar a urina
✔️Demência leve (deficiências cognitivas), como esquecimento, perda de memória, perda de interesse em atividades ou alterações de humo

🔸Diagnóstico:
O diagnóstico da HPN consiste:
▪️Avaliação do quadro clínico
▪️Ressonância Magnética do Crânio
▪️Avaliação neuropsicológica
▪️Tap Test*
*TAP TEST consiste na realização de uma punção lombar com retirada de aproximadamente 40ml de líquido cefalorraquidiano. Nos pacientes que melhoram a tríade dos sintomas (alteração de marcha, demência e incontinência urinária), após a punção, há a indicação de uma derivação ventrículo-peritoneal com o objetivo de manter uma baixa pressão nos ventrículos.

🔸Tratamento:
A derivação ventrículo peritoneal com interposição de válvula regulável é um dispositivo de plástico e de silicone implantados. Essas válvulas redirecionam o líquido cefalorraquidiano para o interior do abdome. Esse redirecionamento permite que os ocorra um fluxo de liquor adequado e redução dos sintomas.