Hemorragia Subdural

Trata-se de um sangramento que ocorre no espaço abaixo da dura-mater, o que chamamos de região subdural.

✔️Causas do Hematoma Subdural

A principal causa do hematoma subdural é um trauma na cabeça, que faz com que ocorra o rompimento de alguns vasos sanguíneos, habitualmente veias, gerando um acúmulo de sangue na cabeça que pressiona o cérebro, podendo causar diversos sintomas. Pessoas idosas, ou que usam antiagregantes (aspirina) ou anticoagulantes (xarelto), ou que abusam do uso de bebidas alcoólicas têm um risco maior e são mais suscetíveis ao hematoma subdural após um trauma na cabeça.

✔️Sintomas da hemorragia subdural.

A pessoa pode apresentar dor de cabeça intensa, confusão mental, vômitos e fala arrastada, imediatamente ou depois de alguns dias da pancada. Dependendo do trauma, a pessoa pode entrar em coma. O hematoma subdural pode, em alguns casos, não promover sintomas.

✔️Tratamento Hematoma Subdural

O hematoma subdural na maioria dos casos necessita de tratamento cirúrgico, mas para aqueles que possuem um hematoma subdural pequeno e/ou não apresentam sintomas, não é necessário a intervenção neurocirúrgica, mas é necessário que a pessoa tenha um acompanhamento adequado por algum tempo. Para os casos mais graves, é necessário algum tipo de procedimento cirúrgico, seja ele uma drenagem simples por trepanação, uma craniotomia ou uma craniectomia descompressiva, a fim de aliviar a pressão do cérebro.