Nervo trigêmeo

O nervo do trigêmeo recebe esse nome porque tem três ramificações: o ramo oftálmico (que acompanha os olhos), o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o ramo mandibular (que acompanha o maxilar inferior). É um nervo com função mista (motora e sensitiva), porém há o predomínio de função sensitiva. Controla, principalmente, a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial.

A dor provocada pela neuralgia do trigêmeo se distribui de acordo com o ramo do nervo afetado. A neuralgia pode se distribuir em três grandes partes do rosto:

✔️Região frontal, que toma a órbita ocular e parte do nariz
✔️Região malar, que se estende até o nariz e parte do lábio superior
✔️Região temporal que passa pelo lado do ouvido e acompanha o maxilar inferior.

Na neuralgia do trigêmeo, a função do nervo do trigêmeo é interrompida. Geralmente, o problema é causado pelo contato entre um vaso sanguíneo normal neste caso, uma artéria ou de uma veia e o nervo do trigêmeo. Esse contato coloca pressão sobre o nervo e faz com que ele não funcione corretamente e provoque a dor característica.

Causas:

➡️senilidade
➡️esclerose múltipla
➡️tumor
➡️conflito neurovascular

***Pode acontecer, também, de a causa da neuralgia do trigêmeo não poder ser identificada.

Tratamento:

👉CLÍNICO: medicamentos

👉CIRÚRGICO: Microcirurgia para descompressão neurovascular, técnicas percutâneas (radiofrequência e balão) e radiocirurgia.
Em casos onde é possível a identificação do conflito neurovascular por ressonância de crânio e o paciente possui condições clínicas favoráveis para um procedimento neurocirúrgico, a descompressão neurovascular é o tratamento de escolha.

🌟Procure um especialista para mais informações.

Veja também:

Glioma da Ínsula

Glioma da Ínsula

Gliomas na região insular representam um dos problemas mais desafiadores em oncologia neurocirúrgica. A ressecção do tumor melhora a sobrevida, mas o aumento da extensão

Continuar leitura »