Neste estudo, foi analisado retrospectivamente testes neuropsicológicos pré e pós-operatórios de pacientes submetidos à remoção cirúrgica de meningiomas do sulco olfatório. O referido estudo avaliou os principais domínios da cognição (ou seja, 1 – memória e orientação, 2 – atenção, 3 – linguagem e 4 – flexibilidade) e foi analisado o impacto da remoção neurocirúrgica de meningiomas da goteira ou sulco olfatório no estado neuropsicológico dos pacientes.
Os meningiomas do sulco olfatório frequentemente apresentam edema e compressão cerebral e, portanto, afetam as funções cognitivas do córtex pré-frontal. Este comprometimento permanece subnotificado e é mais pronunciado no domínio da flexibilidade cognitiva, seguido da atenção. O resultado indica que após uma piora pós-operatória inicial, os pacientes tendem a melhorar na maioria dos aspectos cognitivos ao longo do tempo.
A cirurgia precoce, a escolha apropriada do acesso cirúrgico e estratégias para a redução da manipulação do lobo frontal são fatores que impactam na evolução pós-operatória, na preservação de domínios cognitivos e na qualidade de vida do paciente.