Glioblastoma IDH-Selvagem Grau 4 “Early Stage”

Glioblastoma IDH-Selvagem Grau 4

O diagnóstico do glioblastoma geralmente é obtido pela combinação de características clínicas e achados radiológicos característicos, e é confirmado por histopatologia. O diagnóstico precoce é importante porque o tratamento imediato geralmente leva a um melhor prognóstico. No entanto, o diagnóstico precoce é por vezes desafiador porque o tumor pode causar apresentações clínicas e por imagem atípicas durante os estágios iniciais. Basicamente, o glioblastoma frequentemente apresenta déficits neurológicos focais progressivos insidiosos que variam dependendo da localização.

O presente caso, se refere a paciente masculino, previamente hígido, com inicio de crises convulsivas. A investigação inicial, por outra equipe, por RM de crânio suscitou a possibilidade de metástase ou encefalite. O paciente apresentava uma RM com evidência de lesão em região do giro pré-central e pós-central com 2 focos de realce ao meio de contraste com aproximadamente 4 mm de diâmetro. Diante da pequeno diâmetro da lesão e localização eloquente (área motora e área sensitiva primárias), o paciente foi orientado a realizar outro exame após 3 meses para discussão multidisciplinar e definição de conduta.

O paciente optou por solicitar uma segunda opinião para a nossa equipe. Diante do quadro, optamos por complementar o estudo de RM com a sequência perfusão e o conjunto dos achados era compatível com glioma de alto grau de malignidade. O paciente foi submetido a biópsia guiada por neuronavegação com confirmação da nossa hipótese diagnóstica: Glioblastoma IDH-selvagem com Ki-67 = 30%.

Uma razão para o resultado desfavorável do glioblastoma pode ser o atraso no diagnóstico e tratamento; entretanto, o conhecimento sobre o estágio inicial do glioblastoma é limitado. Embora pequenos glioblastomas (com diâmetros de 8–14 mm) tenham sido descritos como glioblastomas em estágio inicial por vários autores. Eles foram diagnosticados patologicamente e tratados após a progressão do tumor, não em um estágio inicial. Relatamos aqui o caso de um glioblastoma que foi diagnosticado e tratado em estágio inicial.

Glioblastoma IDH-Selvagem Grau 4

Veja também:

Glioma da Ínsula

Glioma da Ínsula

Gliomas na região insular representam um dos problemas mais desafiadores em oncologia neurocirúrgica. A ressecção do tumor melhora a sobrevida, mas o aumento da extensão

Continuar leitura »