Dor na região lombar

A dor na região lombar se apresenta de duas formas: aguda e crônica. Frequentemente, a lombalgia aguda (com duração limitada a 4-6 semanas) ocorre por problema postural, isto é, causado por uma contratura muscular decorrente de má postura para sentar, se deitar, ou carregar algum objeto pesado. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra (espondilolistese), artrose (processo degenerativo da articulação facetária) e até problemas emocionais. Nesse caso, há a possibilidade de evolução para a lombalgia crônica (duração superior a 12 semanas).

A avaliação médica é realizada por meio de anamnese (história detalhada da queixa do paciente) e exame físico minucioso. Exames de imagem podem auxiliar na determinação de um fator desencadeante, tais como radiografia e tomografia (que avaliam parte óssea, em casos de artrose, listese ou fratura) e ressonância magnética (que avalia alterações como: hérnia de disco, profusões, tumores, inflamações e infecções).

Consulte um especialista para mais informações.

Veja também:

Glioma da Ínsula

Glioma da Ínsula

Gliomas na região insular representam um dos problemas mais desafiadores em oncologia neurocirúrgica. A ressecção do tumor melhora a sobrevida, mas o aumento da extensão

Continuar leitura »