Você já sentiu dor, choque, dormência ou formigamento nas mãos após um dia cansativo?
🔹É que essa sensação de parestesia, principalmente nas palmas das mãos, dedos polegar, indicador e médio, é um dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo.
🔹A doença, que tem mais de 150 mil diagnósticos por ano no Brasil, é causada pela compressão do nervo mediano que passa por um canal estreito no punho, chamado Túnel de Carpo.
🔹Essa compressão é causada pelo aumento das estruturas que passam pelo túnel ou também pelo seu espessamento.
🔹No entanto, existem outras causas que podem aumentar a pressão dentro do canal, como tumores e eventos inflamatórios, além de fraturas e traumatismos. Gestantes e pessoas que apresentam diabetes tipo 2, hipotireoidismo ou artrite reumatoide têm um risco aumentado de desenvolver a síndrome do túnel do carpo.
🔸Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial.
🔸Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.
🔸O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal.
🔸Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, na presença de déficit motor significativo ou sintomas incapacitantes é indicado o tratamento cirúrgico.