Um dos maiores estudos epidemiológicos do mundo mostrou que a prática regular de atividade física reduz em cerca de 60% o risco de desenvolver ansiedade.
O impacto parece ser especialmente benéfico para mulheres. Os resultados foram publicados na revista científica Frontiers in Psychiatry.
“Descobrimos que o grupo com um estilo de vida mais ativo teve um risco quase 60% menor de desenvolver transtornos de ansiedade ao longo de um período de acompanhamento de até 21 anos. Essa associação entre um estilo de vida fisicamente ativo e um menor risco de ansiedade foi observada em homens e mulheres” disseram as pesquisadoras Martine Svensson e Tomas Deierborg, ambas do Departamento de Ciências Médicas Experimentais da Universidade de Lund, na Suécia.
Estima-se que os transtornos de ansiedade – que normalmente se desenvolvem no início da vida de uma pessoa – afeta aproximadamente 10% da população mundial e são duas vezes mais comuns em mulheres do que em homens.
⚠️O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. Dessa forma, a prática regular (> 4 x/semana) é aconselhável e deve ser incorporada no estilo de vida do brasileiro.