Conceitos:
* Tricotomia total – raspagem de todo o cabelo
* Tricotomia parcial – raspagem de uma região
* Tricotomia mínima – raspagem de pequena faixa de cabelo (0.1 -1 cm)
💠Diversos trabalhos mostraram que nas mulheres em que era realizada a tricotomia total ou parcial do couro cabeludo ocorria com frequência diminuição na autoestima e, no humor, várias delas desenvolvendo depressão motivada, além da doença, pela alteração estética ocasionada pela ausência do cabelo e pela exposição da ferida cirúrgica. Nesse contexto, estudos foram realizados visando obter informações a respeito da taxa de infecção nos pacientes em que eram realizados a tricotomia mínima com apenas a separação meticulosa dos fios de cabelo associado a degermação prolongada com substâncias antissépticas.
💠A conclusão foi que não houve aumento da taxa de infecção nos pacientes que foram submetidos a tricotomia mínima. Há estudos que mostram inclusive um incremento da taxa de infecção em tricotomias amplas relacionados a presença de microlesões na pele produzidos pelo processo de raspagem do couro cabeludo.
💠Dessa forma, atualmente optamos nas abordagens a região frontal, temporal, parietal e occipital por realizar uma tricotomia mínima que permita ao paciente no pós-operatório realizar os cuidados necessários com a ferida operatória e não haja impacto estético.
💠Na maioria das mulheres uma tricotomia de até 1,0 cm é facilmente coberta pelos cabelos habitualmente longos, não sendo perceptível no período pós-operatório.