Hemorragia intracerebral por rotura de aneurisma infeccioso. Apresentação habitual de uma entidade infrequente

Por João Luiz Vitorino Araujo, Vinicius Ricieri Ferraz, Marcílio Silva PrôaJúnior e José Carlos Esteves Veiga

RESUMO

Objetivo: Descrição de hemorragia intracerebral secundária a rotura de aneurisma infeccioso manifestada por uma síndrome neurológica clássica.

Método: Relato de caso e breve revisão da literatura.

Resultados: A correlação clínico-radiológica permitiu no caso apresentado o correto diagnóstico topográfico e etiológico da lesão. Dentre os diversos tipos de tratamento de aneurismas infecciosos algumas terapias são propostas, no caso descrito os autores optaram pela antibioticoterapia juntamente com o tratamento neurocirúrgico endovascular. O exame de angiografia controle evidenciou completa oclusão da lesão e no seguimento ambulatorial o paciente apresentou boa evolução clínica.

Conclusões: O exame físico associado a minuciosa história clínica são recursos indispensáveis ao médico. Esses recursos permitiram em conjunto com a avaliação radiológica complementar, arsenal terapêutico disponível e equipe de reabilitação multidisciplinar propiciar excelente evolução e recuperação funcional do paciente.

Unitermos: Aneurisma Infectado, Síndrome de Gerstmann, Hemorragia Cerebral

Citação: Vitorino-Araújo JL, Ferraz VR, Prôa-Júnior MS, Veiga JCE. Hemorragia intracerebral por rotura de aneurisma infeccioso. Apresentação habitual de uma entidade infrequente.

Veja também: