Meningioma e metástase cerebral de carcinoma de células renais simultâneos – uma apresentação rara. Relato de caso

Por Aline Lariessy Campos Paiva, João Luiz Vitorino Araujo, Vinícius Ricieri Ferraz e José Carlos Esteves Veiga

RESUMO

Contexto: As metástases cerebrais são os tumores mais comuns do sistema nervoso central e, devido à sua elevada frequência, podem estar associadas a situações raras. Entre estas estão as “tumor to tumor metastasis” e uma situação ainda mais rara chamada de tumores cerebrais simultâneos, mais relacionados a tumores primários dos sistemas endocrinológico e reprodutivo.

Relato de caso: Um homem de 56 anos com histórico de câncer de células renais (extirpado previamente) apresentou-se com lesão ventricular (sugestiva de origem metastática) e simultaneamente com uma lesão em topografia de goteira olfatória (provavelmente meningioma). Primeiramente, apenas a lesão ventricular foi abordada, porém após um ano, a lesão meningotelial aumentou e uma lesão occipital apareceu e então ambas foram ressecadas em uma única cirurgia. Todos os procedimentos foram realizados pelo mesmo neurocirurgião. O paciente evoluiu sem déficits neurológicos no período pós-operatório. Após essas duas intervenções, o paciente permaneceu bem, sendo encaminhado para tratamento adjuvante.

Conclusões: O presente trabalho é a primeira descrição da associação encontrada entre esses dois tumores. As metástases cerebrais podem associar-se a várias lesões, e manifestações raras, tais como apresentação simultânea com meningioma, devem alertar o neurocirurgião a fornecer o melhor tratamento oncológico.

Palavras-chave: Metástase neoplásica; Neoplasias encefálicas; Carcinoma de células renais; Meningioma; Neoplasias do ventrículo cerebral

Veja também: